domingo, 6 de abril de 2014

MUNICIPALIZAÇÃO DA ESTRADA DO COCO NO TRECHO QUE PASSA EM LAURO DE FREITAS É UM PASSO IMPORTANTE PARA AVANÇOS NA MOBILIDADE URBANA DA CIDADE



A municipalização do trecho da BA-099, entre a entrada do Aeroporto e a Ponte sobre o Rio Joanes, (do km 0,0 ao Km 7,5) passou a ser administrado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, à partir de ontem,dia 05/04. A assinatura do Contrato de Cessão de Uso para o Município será realizada nesta sexta-feira (04), na Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, pelo secretário da pasta, Marcus Cavalcanti, diretor do DERBA, Saulo Pontes e o prefeito Márcio Araponga Paiva do PP - Partido Progressista, que terá que começar logo processos de aquisição de novos equipamentos como radares de velocidade, guinchos, viaturas e dispor de equipes para monitoramento e resgate em caso de acidentes nessa estrada que registra grande volume de carros e ocorrências. O prefeito fala ainda sobre negociar com a Concessionária Litoral Norte (CLN), responsável pela concessão da Estrada do Coco, um financiamento para a instalação de passarelas. A contra-proposta seria espaço para publicidade. 

A primeira mudança percebida é o nome da via que passa a se chamar Avenida Santo Amaro de Ipitanga, numa justa homenagem ao padroeiro da cidade. A prefeitura de Lauro de Freitas ficará responsável pela conservação, sinalização, manutenção e fiscalização da estrada, inclusive sobre a Faixa de Domínio, constituída por canteiros e acostamentos de todo o trecho viário que compreendia a BA-099, localizado no município ,que servia como VIA COLETORA para a nossa cidade, e que por se tratar de uma Rodovia Estadual estava sujeita à legislação e intervenções estaduais, o que impedia a prefeitura de nossa urbe fazer ações e mudanças que poderiam ajudar a desafogar o trânsito nessa região, como por exemplo alargamento das pistas, criação de retornos que diminuam a distância e o percusso para aceso ao bairro de Portão e outras localidades. É possível imaginar obras para que o Terminal Turistico de Portão seja melhor aproveitado para os seus fins de receber visitantes e promover eventos culturais, haja vista a dificuldade que se enfrenta para ter acesso ao local, sendo necessário aos motoristas irem até o retorno em Camaçarí em frente a Churrascaria TCHÊ MANINHO.


Também é importante lembrar da obra viária estadual que começa a ser construída que é a via expressa “Contorno de Lauro de Freitas”, ligando a BA-099, na altura de Busca Vida à BA-526 (CIA-Aeroporto), junto ao acesso à represa do Ipitanga. O projeto vai alcançar a área urbana de Lauro de Freitas através do Quingoma, Parque São Paulo e Capelão, ajudando no escoamento de grande volume do trânsito de veículos que circulam hoje na Avenida Santo Amaro de Ipitanga, o que será importante para a cidade e avanços na administração da recém municipalizada Estrada do Côco em Lauro de Freitas.

POR RICARDO VIEIRA


Um comentário:

  1. Se vai ser um passo importante para esse esperado avanço em mobilidade hurbana na cidade eu não sei, mais concerteza vai ser um passo para aumentar a arrecadação de impostos como zonas azuis e a indústria das multas. Aguardem.

    ResponderExcluir