A municipalização do trecho da BA-099, entre a entrada do Aeroporto e a Ponte sobre o Rio Joanes, (do km 0,0 ao Km 7,5) passou a ser administrado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, à partir de ontem,dia 05/04. A assinatura do Contrato de Cessão de Uso para o Município será realizada nesta sexta-feira (04), na Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, pelo secretário da pasta, Marcus Cavalcanti, diretor do DERBA, Saulo Pontes e o prefeito Márcio Araponga Paiva do PP - Partido Progressista, que terá que começar logo processos de aquisição de novos equipamentos como radares de velocidade, guinchos, viaturas e dispor de equipes para monitoramento e resgate em caso de acidentes nessa estrada que registra grande volume de carros e ocorrências. O prefeito fala ainda sobre negociar com a Concessionária Litoral Norte (CLN), responsável pela concessão da Estrada do Coco, um financiamento para a instalação de passarelas. A contra-proposta seria espaço para publicidade.
A primeira mudança percebida é o nome da via que passa a se chamar Avenida Santo Amaro de Ipitanga, numa justa homenagem ao padroeiro da cidade. A prefeitura de Lauro de Freitas ficará responsável pela conservação, sinalização, manutenção e fiscalização da estrada, inclusive sobre a Faixa de Domínio, constituída por canteiros e acostamentos de todo o trecho viário que compreendia a BA-099, localizado no município ,que servia como VIA COLETORA para a nossa cidade, e que por se tratar de uma Rodovia Estadual estava sujeita à legislação e intervenções estaduais, o que impedia a prefeitura de nossa urbe fazer ações e mudanças que poderiam ajudar a desafogar o trânsito nessa região, como por exemplo alargamento das pistas, criação de retornos que diminuam a distância e o percusso para aceso ao bairro de Portão e outras localidades. É possível imaginar obras para que o Terminal Turistico de Portão seja melhor aproveitado para os seus fins de receber visitantes e promover eventos culturais, haja vista a dificuldade que se enfrenta para ter acesso ao local, sendo necessário aos motoristas irem até o retorno em Camaçarí em frente a Churrascaria TCHÊ MANINHO.
Também é importante lembrar da obra viária estadual que começa a ser construída que é a via expressa “Contorno de Lauro de Freitas”, ligando a BA-099, na altura de Busca Vida à BA-526 (CIA-Aeroporto), junto ao acesso à represa do Ipitanga. O projeto vai alcançar a área urbana de Lauro de Freitas através do Quingoma, Parque São Paulo e Capelão, ajudando no escoamento de grande volume do trânsito de veículos que circulam hoje na Avenida Santo Amaro de Ipitanga, o que será importante para a cidade e avanços na administração da recém municipalizada Estrada do Côco em Lauro de Freitas.
POR RICARDO VIEIRA
Se vai ser um passo importante para esse esperado avanço em mobilidade hurbana na cidade eu não sei, mais concerteza vai ser um passo para aumentar a arrecadação de impostos como zonas azuis e a indústria das multas. Aguardem.
ResponderExcluir