terça-feira, 16 de dezembro de 2014

QUINGOMA É UM PATRIMONIO CULTURAL E AMBIENTAL DE LAURO DE FREITAS


A Quingoma é um patrimônio cultural e ambiental

A Quingoma é um bairro situado na região do Caji, a noroeste do município de Lauro de Freitas, Bahia, entre os bairros de Vida Nova, Areia Branca, Caixa D’agua, Capiarara, Capelão e Encontro das Aguas. O bairro se divide em duas partes: Quingoma de Dentro e Quingoma de Fora, áreas que abrangem, quatro por cento de área verde, remanescente de Mata Atlântica, entrecortadas pelos rios Sucuiúba, Capiarara e Cabuçu, bem como outros mananciais – nascentes e lagoas perenes.

O bairro secular tem a sua origem com a fuga de escravos, índios e seus descendentes, que habitam o local, mantendo os seus costumes e tradições como danças, cânticos, culinária, indumentárias típicas indígenas e afro brasileiras, samba de roda, capoeira, maculelê e cultos – são centenas de terreiros, dentre outras formas de expressão e identidade cultural. Um patrimônio vivo, já reconhecido pela Fundação Palmares.



Segundo o último senso do IBGE, o bairro possui seis mil e quinhentos moradores, sitiantes na sua maioria, bem como escolas, igrejas, creches, transporte empresarial e escolar, água encanada, luz elétrica, associação de moradores, haras com esportes equestres, ONGS que desenvolvem projetos sociais, pequenos comércios e empresas não poluentes que geram empregos e renda, além de acomodar os resíduos no único aterro sanitário da cidade. Vale ressaltar que existe um projeto, já aprovado pela Câmara de Vereadores PARA drenagem e pavimentação asfáltica. Esta é Quingoma por dentro.



A Quingoma Quilombola, com moradores que aqui chegaram, edificaram suas moradias, cultivaram a terra PARA agricultura de sub existência como milho e aipim, casas de farinha, hortaliças, frutíferas e criação de animais que garantem a alimentação familiar bem como renda extra com a venda dos produtos excedentes a população local.

Diante do exposto, pode-se concluir que a Quingoma é um bairro pacífico, de pessoas produtivas e que precisam ter a sua posse garantida e reconhecida com urgência pelo Governo do Estado antes que os tubarões da construção civil tentem destruir nossa “Amazonia” e retirem a tranquilidade dos que aqui chegaram, moram, trabalham e querem permanecer com a dignidade humana por direito constituído. Além da ameaça da redução e extinção da rica flora e fauna, como animais silvestres; raposas, teiús, jacarés, papagaios, porcos-espinhos dentre outros.

A Quingoma juntamente com os bairros adjacentes merece o justo olhar das políticas e poderes públicos por ser uma área de preservação ambiental, diante do crescimento desordenado dos perímetros urbanos.

O presente relato tem por objetivo levar ao conhecimento dos Excelentíssimos senhores Juízes de Direito, Desembargadores, Ministros, Vereadores, Parlamentares, Civis, Militares, Governador do Estado, IBAMA, IBGE, INCRA, e outras Autoridades como também da população em geral do histórico da Quingoma de Dentro e Quingoma de Fora. Com informações do Blog do Lau.

Texto elaborado por Carlos Fernando da Silva Pimentel popularmente conhecido como Professor Pardal e Roberto Correia de Araújo, em dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário