sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

DELEGADO JACINTO ALBERTO DA DELEGACIA DE POLICIA DE PORTÃO DECLARA HAVER GUERRA ENTRE TRAFICANTES DO BAIRRO

Postado por Lauro News Online em 07/01/14 - 22-25-48










Ana Paula Santana - Uma denúncia anônima feita através de ligação para a redação do Portal Lauro News Online na última sexta-feira (4) por dois moradores do bairro Portão em Lauro de Freitas ressaltam a falta de segurança e inércia tanto da Policia Civil quanto Militar nas localidades conhecidas como "Pé Preto" e "Rua Fonte das Pedrinhas".

Segundo as fontes que não quiseram ser identificadas, duas perigosas e violentas gangues rivais travam uma guerra sangrenta pelos pontos de venda de drogas na região além de estarem em um confronto pessoal que envolve a saída de um dos membros conhecido pela Policia como Marcos Vinicius Bispo Santos, o “Ninja”.

A Policia Civil investiga o paradeiro de “Ninja”, que segundo informações policiais, pertencia há uma facção criminosa na localidade conhecida como Fonte das Pedras e teria se voltado contra a mesma e se aliado à facção rival da localidade do “Pé Preto”, quando foi desencadeada uma guerra contra seus antigos parceiros.

Últimos crimes registrados

No último domingo (5/1/2014), por volta das 12h35 Luciano Araújo Santana, 33 anos foi assassinado com vários tiros na Rua da Brasília, próximo ao final de linha de Portão por um jovem de apenas 13 anos juntamente com outros dois suspeitos que também mataram no último dia 29/12 a jovem Tais Conceição Souza, 19 anos que era mulher de um presidiário, morta dentro de um micro ônibus quando se dirigia para Vila de Abrantes já que a mesma estava ameaçada de morte. Segundo informações policiais, a jovem estaria em um relacionamento com “Ninja”.

De acordo com o Delegado, desde quando assumiu como Titular da 34ª DT no bairro de Portão no dia 15 de março de 2013, houveram 11 registros de assassinatos, cerca de 1% em dados gerais se dividimos entre os 12 meses do ano, sendo que a maioria destes delitos foram cometidos por jovens e ligações ao tráfico de drogas no mês de dezembro com 4 assassinatos porém, Jacinto ressaltou que esta redução nas estatísticas criminais se devem ao trabalho de inteligência e parcerias entre as Policia Civil e Militar. “Os bandidos possuem várias vias de fuga e hoje já possuímos um mapeamento dos envolvidos nas ações criminosas aqui na região e todos podem ter certeza de que todos estes serão capturados muito brevemente. O bairro possui a integração entre a 34ª Delegacia Territorial e a 52ª Companhia Independente da Policia Militar no comando do Major Grum além do trabalho de inteligência do Departamento de Narcóticos e Homicídios (DHPP)”, afirmou.

Investimentos no setor e trabalhos na educação

Na oportunidade, o delegado Jacinto Alberto falou sobre a importância de investimentos no setor de Segurança Pública no Estado. “O próprio Governador Jaques Wagner sabe da importância de termos novos Policiais e estruturas mais adequadas pois existe uma defasagem eminente neste aspecto no estado. O nosso trabalho começa quando o bandido tenta ou consuma o crime”, disse.

O Delegado informou que existe uma real preocupação com a prevenção no que diz respeito à ampliação da informação sobre segurança pública nas escolas do município. “Foram várias operações quando chegamos aqui no bairro. Tivemos a realização da Micareta de Portão sem nenhum registro de assassinato mas, sabemos que é nas escolas que devemos educar nossos jovens para evitar que haja um nível de homicídios em larga escala”, disse Jacinto.

Lauro de Freitas no ranking da violência

O município de Lauro de Freitas possui três Delegacias Territoriais (27ª Itinga, 23ª Centro e 34ª Portão), além de duas Companhias Independentes da PM e uma Base Comunitária de Segurança porém, está apontada entre as dez cidades metropolitanas com maiores índices de violência no país segundo dados do Mapa da Violência, pesquisa promovida pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino - Americanos (Cebela) e pela Flacso Brasil (2008 a 2010).

POR RICARDO VIEIIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário