sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CRAS LAURO DE FREITAS PROPÕE DISCUTIR TEMAS PRESENTES NOS LARES E NAS ESCOLAS




No fim do ano passado pude assistir a uma das apresentações culturais produzidas durante oficinas promovidas pelo CRAS,  por filhos de familias inscritas que frequentam o CRAS LAURO DE FREITAS, que funciona no espaço próximo as ALDEIAS S.O.S, na Av. Amarílio Thiago dos Santos, sentido Praia de Ipitanga.

O tema abordado foi um assunto tido e tratado como tabú nos núcleos familiares e escolas; ambientes onde crianças, adolescentes e jovens  estão normalmente e se relacionam com outros individuos da mesma facha etária, revelando o alcançe e os males das drogas; licitas e ilicitas. Esses jovens assistem em suas famílias o uso de entorpecentes, alcóol e cigarro, sem falar dos outros lugares que frequentam, tornando-os vítimas da violência decorrente desse problema social e possíveis usuários e dependentes dessa chaga na sociedade.

A emoção dos  atores, dos familiares e dos facilitadores se justifica diante da tristeza das histórias contadas e escondidas nas lembranças daqueles que tem casos de uso de drogas, ou foram vítimas ou tiveram parentes e amigos feridos e mortos na guerra promovida pelo tráfico e o enfrentamento da polícia, onde deixa nas pessoas citrazes físicas e psicológicas indeléveis. A ousadia e coragem da turma que sugeiriu o tema é algo admirável e acena que o objetivo do PROJETO CRAS, que visa integrar as famílias, promovendo o dialógo e o avanço social tem sucesso certo, mesmo que seja a médio e  longo prazo, não somente sendo o lugar para cadastro para o BOLSA FAMÍLIA, OUTRAS BOLSAS e outros programas sociais do Governo Federal.









A Monitora se emocionou ao revelar o prazer do desafio aceito pelos alunos do projeto em tratar um tema tão recorrente e presente em nosso meio, mas encoberto e tantas vezes visto como tabú nas famílias, escolas e em outros ambientes sociais



O relato da pequena telespectadora contou uma história familiar de um tio, dependente de drogas que entrestice a todos e faz sofrer toda a família e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário