terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PRAÇAS DE LAURO DE FREITAS...PRAÇA DO JOCKEY




Entregue no final do ano passado, a Praça do Jockey, foi um projeto que se idealizou ainda nos primeiros anos das gestões de Moema Gramacho, fruto de discussões  com os moradores e a associação daquele bairro, sobre o destino que seria dado a área outrora vazia,  mas que servia para grupos de adultos, crianças e adolescentes praticarem as "peladas" no fim do dia, fins de semana e feriados e também usada por donos de cavalos e outros animais para pastar, ou como lugar para o descarte das carcaças de animais domésticos como cães e gatos. 

Findado o momento de planejamento e entendimento entre gestão e população acerca da construção do equipamento público, outro momento moroso se instalou, que foi a captação dos recursos e sua implementação de obra, decorrendo cerca de 06(seis) anos para a sua conclusão e entrega.

Hoje, ao deparar com a praça, que atraí muitas pessoas e de todas as idades para caminhadas, uma conversa nos bancos distribuídos em pequenos círculos, e pelas crianças nos brinquedos; destacamos aqui algumas observações, corroboradas por seus frequentadores como por exemplo a falta de abrigo, ou quiosques para proteger as pessoas da intempéries do tempo, ou simplesmente permitir uma conversa num local propício, além disso, percebemos que pelas dimensões da praça, faltam mais equipamentos para preenche-la e fazê-la mais aplausível: percebemos ainda que existem nos extremos, espaços ociosos, sem utilização ou jardim e uma das grandes deficiências é a falta de iluminação pública. A população reclama ainda, que animais como cavalos circulam livremente pelo lugar, sujando e deixando seus excrementos por onde passam e destruindo a parca vegetação local; as plantas dos canteiros estão secas e sem cuidado, e  por fim, uma praça pública numa localização estratégica, ligando os bairros de Vila Praiana, Lagoa dos Patos, Chafariz, Loteamento Jockey, Araquí e a rua dos Vereadores, que  se liga com a Av. Luíz Tarquinio, não possue abrigos nem paradas de ônibus e vans ou quiosques onde poderiam ser comercializados lanches, bebidas e até quem sabe artigos diversos, inclusive artesanato. 

Como dito anteriormente, existem ainda espaços ociosos que podem receber intervenções e melhorias para tornar a vida da população e passantes do local melhor e ainda utilizar de forma efetiva, criativa e dinâmica essa novíssima PRAÇA DE LAURO DE FREITAS, que por conta de algumas deficiências de planejamento é frequentada no início das manhãs e fim  do dia, principalmente pela falta de proteção ao sol e chuva e a falta de iluminação.




 Os bancos estão distribuídos em círculos, mas sem abrigos ou estrutura de proteção, ficam vazias depois das primeiras horas do dia, até o início da noite.



O jornalista AURÉLIO NUNES, assessor de imprensa do GABINETE da SENADORA LÍDICE DA MATA, mora em  Vila Praiana e frequenta o lugar com sua família, e tem procurado alertar e conversar sobre a situação da PRAÇA DO JOCKEY.  Da nossa conversa hoje a tarde, firmamos  que iremos juntos buscar junto à gestão pública e os vereadores,  a atenção devida por essa praça e outros equipamentos públicos em nossa cidade e situações como o desrespeito quanto à poluição sonora, visual  e trânsito em Vila Praiana e Região.








 Os jardins não recebem tratamento ou são molhados




Os frequentadores da praça, concorrem com animais como cavalos soltos sem a  devida atenção dos seus proprietários,  circulando pelo espaço público, deixando um rastro de excrementos e destruição da parca vegetação e plantas do que deveria ser o jardim local










Nenhum comentário:

Postar um comentário