quarta-feira, 11 de setembro de 2013

REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE LAUROFREITENSE POR TINA TUDE






há 3 minutos 
11 de setembro é data de morte de Lauro Farani Pedreira de Freitas, engenheiro responsável pela grande expansão das ferrovias na Bahia nos anos 40 e candidato ao governo do estado, morto em acidente aéreo em plena campanha eleitoral e que, mais tarde veio a dar nome ao município de Lauro de Freitas.

A despeito da atribuição casuística do nome de Lauro ao então distrito de Ipitanga, ocasionando acentuada alienação da memória ancestral da localidade, hoje, seu nome está firmado no imaginário popular e carece de ações efetivas no sentido de ampliar o conhecimento da comunidade a respeito da relevância da personalidade Lauro de Freitas para a história da Bahia e consequente fortalecimento do sentido de pertencimento do povo e consolidação da identidade municipal.
"Lauro de Freitas - Quem é ele; Quem somos nós?" 

POR RICARDO VIEIRA

Um comentário:

  1. Grata, meu caro parceiro por multiplicar tal reflexão pela consolidação da identidade de nosso município... questões como esta trazem à luz a possibilidade de pensar a trajetória de nossa história.
    O topônimo Lauro de Freitas, afinal, carece ainda de referência simbólica no imaginário popular, visto que a maioria dos munícipes desconhecem a personalidade que dá nome ao município. No entanto, lembremos, é missão nossa também sugerir e fomentar a apreciação do tema relativo à identidade, que tem implicações em esferas mais abrangentes.
    Mas isso é tema para nosso próximo encontro da LIC.

    ResponderExcluir