segunda-feira, 10 de março de 2014

QUEBRA-MOLAS "INVISÍVEIS" REPRESENTAM PERIGO DE ACIDENTES E PREJUIZOS AOS PROPREITÁRIOS DE VEÍCULOS EM LAURO DE FREITAS


Quem circula em Lauro de Freitas sabe que as lombadas, quebra-molas ou ondulações transversais (nome  técnico) estão levando muita gente para as oficinas,  e fazendo com que gastem quantias consideráveis com as suspensões dos carros, que, nesta situação, danificam facilmente e o risco real de acidentes.

Em todos os bairros da cidade se verifica quebra-molas sem a devida sinalização horizontal avisando aos motoristas ou sequer pintados se confundindo com a própria malha viária de asfalto, outros apagados, mal feitos ou até remendados.  Os prejuízos são os mais variados, desde custos com alinhamento e balanceamento, além de batidas e diversos tipos de acidentes.

O maior índice de prejuízos causados por quebra-molas altos e deformados é quando quebra o pivô, que sustenta as rodas e que tem que ser trocado se tiver qualquer rachadura. 

Segundo  motoristas, a lombada mal feita se torna uma armadilha para o condutor, principalmente para aquele que não costuma passar por uma determinada rua. Quem é morador do local sabe o tamanho e a localização do quebra-mola, mas quem é de fora só percebe na hora do susto, depois que o carro já quebrou ou a frente empenou.

Além dos quebra-molas oficiais, é muito comum moradores construirem os quebra-molas sem estrutura e que o órgão não toma conhecimento, sem ordenamento e respeito ao  padrão previsto no Código Nacional de Trânsito.

Alguns casos são reclamados pela população local, como os dois quebra-molas instalados na Av. Luiz Tarquínio entre o colégio Acadêmico e a casa de festa Castelo Encantado que ainda se encontram sem sinalização e pintura, o que inclusive já causou acidentes envolvendo veículos. O mesmo se percebe na região entre a Av. Amarílio Thiago dos Santos. Av. Brigadeiro Mário Ephingaus sentido fim de linha de ônibus também com lombadas invisíveis por falta da sinalização.





Quebra-mola instalado em frente a casa de festas Castelo Encantado desde sua instalação continua sem sinalização

POR RICARDO VIEIRA


7 comentários:

  1. E alem de tudo tem um quebra mola em frente ao detran q e mas ridiculo ainda e sem pintura alguma sobre ele

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ricardo, AREIA BRANCA ta cheia. SIDNEY SANTOS

    ResponderExcluir
  3. Realmente! No Vilas do Atlantico tem várias!!!

    ResponderExcluir
  4. eu estava lendo essa reportagem no seu blog... esses quebra-molas que foram relatados eu já tive a oportunidade (ou infelicidade) de conhecer a todos... esses do final de linha de lauro estão realmente altos e sem sinalização... mas o pior mesmo são esses que os próprios moradores fazem...

    ResponderExcluir
  5. rapaz,já passei várias em alguns quebra-molas com moto e quase cai por eles não estarem devidamente sinalizados

    ResponderExcluir
  6. aqui no capelão em frente do residencial ta precisando de um desse!!!Annah C Cruz

    ResponderExcluir