segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CANDIDATOS DESRESPEITAM A LEI ELEITORAL E A MEMÓRIA CULTURAL DE LAURO DE FREITAS COM PLACAS NO PÉ DE OITI


Mais uma prova do desrespeito que sofre o Pé de Oiti, patrimônio Natural Material e Imaterial da cidade. Foi colocada no tronco da árvores uma placa do candidato Deraldo Damasceno, e na base da árvore se vê placas de outros candidatos e mais uma faixa promocional da parada gay, e a quase "tradicional" placa de mototáxi, que completará ou completou 03 (três) anos de sua instalação ali.
 

O Pé de Oiti, árvore considerada histórica principalmente pelos antigos moradores da cidade, plantada na Praça Martiniano Maia, onde acontece há 29(vinte nove anos) a tradicional LAVAGEM DO PÉ DO OITI, que já não é tão forte quanto à adesão, apelo e participação da população. O arvoredo não é mais respeitado ou reverenciadi como antigamente, quando em épocas especiais como a Festa do Padroeiro Santo Amaro e no Natal, o Pé de Oiti ficava lindo, todo iluminado. O Pé de Oiti é presença forte e Histórica de Santo Amaro de Ipitanga, mas, observando o tronco e a copa da árvore veremos agressões berrantes como uma placa informando os serviços de MOTO TÁXI, fios e arames usados para pendurar faixas de publicidade da própria prefeitura municipal. 


Ou não soa estranho e porque não dizer demagogo, uma festa que se pretende homenagear um marco histórico como o PÉ DO OITI, mas se maltrata ou desdenha de cuidados mínimos ao homenageado, como um cercado de proteção, uma placa de identificação da árvore contendo informações como data de seu plantio no local, nomes científico e popular da espécie arbórea e outros cuidados para preservação de um Patrimônio Natural Material e Imaterial da cultura popular de Lauro de Freitas de Ipitanga?


Se nós, munícipes praticamos e toleramos coisas do tipo, é mais do que natural que um candidato estrangeiro repita desrespeitos a um grande símbolo da nossa terra e sua cultura popular.





POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário