quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DENÚNCIA DE MAUS TRATOS A ANIMAIS É APURADA PELA REMCA


A REMCA - Rede de Mobilização pela Causa Animal de Lauro de Freitas, recebeu uma denúncia referente a uma possível situação de maus tratos de oito cães, localizados num terreno particular ao lado do Hospital Aeroporto. Inicialmente a denúncia relatou que se tratava de um morador de rua que estava com esses cães em situação de maus tratos. 

Em sendo situação de rua, solicitamos o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social com uma visita técnica para identificação da situação social do morador e seus possíveis encaminhamentos, com o acompanhamento da REMCA para a identificação da situação dos animais. Paralelo à solicitação à Secretaria de Assistência Social, estivemos ao local para verificar a situação.

Conversamos com o Sr. Domingos do Espírito Santos, que é um dos funcionários do local, não morador de rua, e reside em Itinga há anos. O mesmo se colocou surpreso com a denúncia, revoltado e trêmulo, afirmando: "Quem denunciou deve estar em situação pior que esses cachorros! Vocês podem pegar todos e levar os filhotes" , depois de acalmar  o Sr. Domingos, foi  explicado que a REMCA estava no local para apoiar e verificar a situação dos animais de forma a melhorar as condições dos mesmos.

A REMCA identificou a situação seguinte:

Existem 03 fêmeas adultas e a mais velha a mãe de uma outra adulta, preta e branca e da cria de 11 filhotes, sendo doados seis e ficando 5 para adoção, sendo 2 machinhos e 3 fêmeas, com cerca de 3 meses. 

Todos sem castrar. O espaço é amplo, terreno fechado com portão. Identificamos um saco de ração. Vasilhas de água limpa e sombra para eles. Um saco de ração de 15 kg.

Não identificamos ocorrências de maus tratos. Entretanto, faz-se necessário o apoio para a adoção dos filhotes e a articulação de padrinhos para as castrações. 

O Sr. Domingos pediu a nossa ajuda na divulgação da adoção dos filhotes e na castração das fêmeas e possíveis adoções para elas também, pois alegou que está buscando também um cão com o perfil de guarda, pois elas são muito dóceis. 

Caso queiram apoiar esse caso, pedimos entrar em contato. ADOÇÃO RESPONSÁVEL, DIVULGAÇÃO, APADRINHAMENTO DAS CASTRAÇÕES.

A REMCA EXERCENDO O SEU PAPEL, COM UMA POSTURA COMEDIDA DIANTE DAS DENÚNCIAS E PRESTANDO RETORNO AO GRUPO E BUSCANDO A ARTICULAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO ANIMAL.









POR RICARDO VIEIRA
FONTE:  REMCA/https://www.facebook.com/groups/remcalf/1427525450819798/?notif_t=group_activity



Nenhum comentário:

Postar um comentário