segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

2ª ASSEMBLÉIA DA REMCA REUNIU REPRESENTANTES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS, POLICIA MILITAR, VEREADORA MIRELA DO PSD E SOCIEDADE CIVIL


A 2ª Assembleia da REMCA - Rede de Mobilização pela Causa Animal de Lauro de Freitas, realizada no sábado 22/02 na Casa do Trabalhador contou com um público representativo de diversas instâncias em nosso município e expressivo, pelas suas representações nos segmentos institucionais a exemplo da gestão municipal, representada pela SEMARH - Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos na figura do secretário da pasta Márcio Crusoé, pela SETTOP - Secretaria de Trânsito Transporte e Ordem Pública representada na pessoa de Jorge Motinho; SESP - Secretaria de Serviços Públicos através de Cida Sampaio da Divisão de Erradicação e a SESA - Secretaria de Saúde através do pessoal do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses nas pessoas de Alessandra Gramacho e da veterinária Natalíe. Se fizeram presentes ainda o Capitão Paulo Vinicius da Companhia de Operações com Cães, que tem sede no Batalhão de Choque de Lauro de Freitas e mais dois policiais da Polícia Militar da 81ª CIPM - Companhia Independente da Polícia Militar em Itinga.

Representantes da sociedade civil organizada estiveram também na reunião entendendo que a discussão sobre legislação, leis acerca da posse de animais  e responsabilidade civíl e criminal precisam andar em uníssono com a educação e respeito à vida num ecossistema urbano onde convivem seres humanos, animais,  plantas e insetos.

Secretário Márcio Crusoé destacou a importância da conquista da Divisão de Proteção Animal, com o responsável a ser indicado pela REMCA, bem como a articulação das ações e a informação da importância da participação da REMCA no Conselho Municipal de Meio Ambiente


A vereadora Mirela Macedo PSD foi a única representante da Câmara de Vereadoras que se colocou disponível à causa e ao Foco da Legislação.




O professor Claudio Sampaio é coordenador de projetos da Escola Ana Lúcia Magalhães e  se colocou disponível para o estabelecimento de parcerias com a escola municipal  no foco de Educação para Proteção Animal.


Presença importante da Ong Célula Mãe, representada por Janaina Rios que destacou a importância do trabalho coletivo e livre de vaidades e disputas de poder e de 4 pontos fundamentais que precisamos unir esforços: 1. Oficio entregue a Sec de Saúde para parceria com castrações e sem retorno; 2. Apoio nas manifestações contra as ações da Fiocruz; 3. Pressionar a Assembleia Legislativa para votação do projeto com a normalização das ações de proteção animal pelo Estado e 4. Pressionar o Ministério da Saúde em relação à não aprovação de normativa que limita a atuação dos CCZ's no Brasil. 


Presença de Cida Sampaio representando a Sesp- Secretaria de Serviços Públicos que se comprometeu em apoiar as ações de Educação.


Capitão Vinicius representando o Batalhão de Choque da Polícia Militar, fez explanações e contribuições, se colocando à disposição em apoiar nos eventos e ações educativas.


Equipe da SESA - Secretaria de Saúde, CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, Natalie e Alessandra abordando sobre as ações do CCZ e a importância de ações integradas.



Contribuições de Francisco, grande Educador Humanitário que desenvolve projetos educacionais em toda a Bahia

POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário