quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MOVIMENTO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS EM LAURO DE FREITAS COMEÇA A SE ORGANIZAR




Parece que o movimento de proteção e cuidado aos animais começa a dá  sinais de mobilização e organização em Lauro de Freitas, fomentada por pessoas comuns, que revelam sua sensibilidade com animais abandonados à própria sorte por proprietários irresponsáveis ou omissos de suas obrigações.

O que de fato é importante é registrar aqui o esforço desses indivíduos que estão criando uma rede de proteção à esses  seres vulneráveis  às ações do homem. Segundo a voluntária  Ludmila dos Prazeres já existem abrigos  em toda cidade, como em Quingoma, Centro e Praia de Ipitanga,  que precisam de apoio público, e já desenvolvem um trabalho de grande relevância, além dos protetores informais anônimos e  que podem se tornar parceiros essenciais ao Centro de Controle de Zoonoses. Ludmila ainda lembrou que uma questão importante é a do controle da população de cães e gatos, onde podem ser realizados mutirões de castração em convênios com clínicas particulares e universidades que ministram curso superior de saúde veterinária.

 As ideias estão surgindo, juntas com a vontade de fazer algo acerca da situação que encontramos na cidade, com muitos animais vadios, abandonados nas ruas e na Estrada do Coco, sendo um problema de saúde pública, que deve ser tratado com eficiência e seriedade. Um grupo de pessoas está fazendo um diagnostico na cidade para elaboração de uma proposta de ação integrada que visa a proteção e cuidados com animais domésticos errantes. 

Fui convidado para colaborar na divulgação pelos blogs da cidade e nas redes sociais para promover ações de  modo a impulsionar mobilização das pessoas, como por exemplo o endereço no facebook https://www.facebook.com/ale.freitas.315, que busca resgatar, tratar e encaminhar para adoção animais que estejam inclusive no Centro de Controle de Zoonoses de Lauro de Freitas

Um indicativo acertado num grupo de conversa no facebook é provocar  uma audiência pública para discutir e implementar  as leis sobre a posse responsável de animais, estruturar melhor o Centro de Controle de Zoonoses, trazer um projeto já existente em outras cidades  de clinica veterinária pública, crematórios dentre outras demandas.

POR RICARDO VIEIRA

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e apoio Ricardo Vieira. Os meios de comunicação digitais são grandes instrumentos de mobilização por uma causa!!!

    ResponderExcluir