segunda-feira, 21 de outubro de 2013

LAURO DE FREITAS GANHA MAIS UM HIDRANTE NA ESTRADA DO CÔCO







No ano passado, durante o episódio do incêndio nas instalações do Lojão Insinuante, a Embasa informou ao público que na região da Estrada do Coco existiam três hidrantes: na Avenida Luiz Tarquínio, em Vilas do Atlântico e na Base Aérea de Salvador. Até 2008, quando foi inaugurada a Base do Corpo de Bombeiros de Freitas do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Bahia, no dia 08/12/2008, a situação era muito pior, não existindo hidrantes na cidade, e os mais próximos ficavam na Cidade de Camaçarí, no Aeroporto e no Centro Administrativo da Bahia. O quartel tem um efetivo de 120 bombeiros eNo ano passado, no mês de abril, quando aconteceu um grande incêndio nas instalações do Lojão Insinuante da Estrada dois veículos, um "auto bomba tanque", próprio para combate a incêndios, e um "auto comando de área", que permite o resgate de pessoas e hoje também possui um hidrante instalado na sede da corporação 

A instalação, manutenção é feita pela EMBASA, como também a regularidade do fornecimento de água e vazão suficiente para o uso do equipamento.


Por esses dias percebi que temos mais um hidrante instalado na cidade, na rua logo depois do Hospital Menandro de Farias, sentido Salvador, entrando no acesso para o Cají Caixa D'Água, mas sem a devida sinalização que possa facilitar a identificação e evitar que veículos estacionem ali, o que ocorre costumeiramente por carros que fazem fretes e carretos para as casas de material de construção e venda de madeiras existentes na região. Outra situação que leva pedestres e motoristas a pararem em frente ao hidrante é uma banca de jovo do bicho, frequentado por apostadores, o que pode representar obstruções ao livre acesso por carros do Corpo de Bombeiros, representando possível perda de tempo fundamental para o combate à incêndios, salvamento de vidas e preservação de patrimônio. 

Cabe ações urgentes como campanhas e informações educativas; e sinalização adequada pelo órgãos de trânsito e segurança da cidade para a correta utilização desse equipamento de segurança tão importante para a municipalidade.

POR RICARDO VIEIRA

Motoristas de carros e motos, além de pedestres param próximo ao hidrante para fazerem apostas no jogo do bicho

Espaço na via é utilizada frequentemente por caminhões de frete e carrestos, obstruindo local onde carros do Corpo de Bombeiros podem precisar estacionarem para abastecer no hidrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário