segunda-feira, 12 de agosto de 2013

CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE LAURO DE FREITAS COM MANDATOS VENCIDOS

O último grande debate sobre políticas públicas em Lauro de Freitas para a juventude foi o ponto central da II Conferência de Juventude de Lauro de Freitas, realizado no sábado 13 de agosto, na escola de Cadetes Mirins. O evento reuniu cerca de 200 jovens, de movimentos sociais, religiosos, partidários, culturais e LGBT de diversas localidades da cidade.

Depois desse momento muito já aconteceu no cenário federal, estadual e muncipal como o marco histórico da aprovação e sanção do ESTATUTO DA JUVENTUDE pela presidência do Brasil na semana passada, o que coloca o ESTADO brasileiro na obrigação de tratar o tema juventude como prioridade em todo o território nacional através de todas esferas e manifestações da administração pública. Em Lauro de Freitas, o novo governo municipal criou a SEJU - Secretaria de Juventude, revelando uma visão antenada com a demanda desse segmento tão vulnerável e vitima da violência e da falta deperspectivas. Acontece que para que essa secretaria alcance seus fins precisaria implementar algumas ações imediatas como por exemplo apresentar estratégias e planos, ou construir com a sociedade juvenil esse plano, o que nenhuma das opções de ações aconteceu, frustrando todo o segmento jovem e a municipalidade. Outro ponto que não foi tratado com a urgência devida é a eleição para o novo mandato do CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE, que está com os mandatos dos seus membros vencidos como sociedade civil e nomeação dos representantes do governo municipal, o que é condição para convênios e parcerias e execução do plano de ação com recursos federais, estaduais e próprios, sob pena de inviabilizar o futuro desse órgão municipal.


O conselho foi criado através de lei municipal em Junho de 2009. Os membros indicados pelo poder público foram nomeados em dezembro passado, mas a eleição para a sociedade civil ainda não havia ocorrido.

Segue a relação das entidades que compunham COMJUVE no último biênio 2011/2012: Grupo Gay de Lauro de Freitas; Associação de Capoeira Filhos da Bahia; Movimento de Apoio e Respeito à Vida; Aldeias Infantis SOS do Brasil; Juventude Socialista Brasileira; Fundação Cultural Ajagunã; Juventude do Partido dos Trabalhadores e Posse de Conscientização e Expressão, tendo ainda como como suplentes: Posse Resistência Hip-Hop; Associação Cultural Novo Caminho; Diretório Central dos Estudantes da UNIME e Igreja Batista Bíblica de Israel.

Vale lembrar aqui, que como a SEJU não existia até esse ano, não houve dotação financeira para custeio de projetos para a pasta, mas por outro lado até esse momento não houve proposições, indicações para as demandas da secretaria e  juventude municipal, que não foi ouvida, não foi buscada onde se encontra e consequentemente não há aparentemente um norte, o que pode representar para o governo desgastes e descrédito.


POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário