sexta-feira, 19 de julho de 2013

LAURO DE FREITAS NÃO É MAIS A 3ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL, SEGUNDO PESQUISA




A cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, é considerada a mais violenta do Brasil, segundo dados da pesquisa "Mapa da Violência", divulgada nesta quinta-feira, (18). Conforme o estudo, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e baseado em atestados de óbitos do Ministério da Saúde, foram registrados 167 assassinatos em 2011, 214 em 2010 e 153 em 2009 na região.

Mesmo com a redução do número de casos entre 2010 e 2011, a cidade baiana, com cerca de 119 mil habitantes, lidera o ranking nacional pelo terceiro ano consecutivo. A pesquisa aponta como maiores vitimas, os jovens negros com idades até 25 anos. Além de Simões Filho, Porto Seguro (12º colocado) e Mata de São João (14º colocado) estão entre os 15 municípios mais violentos do país, com 100 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2011.

Já aqui em Lauro de Freitas, de acordo com esta nova amostragem, a cidade deixou o posto que ocupava como a 3ª mais violenta do Brasil e agora ocupa a 26ª posição já que seus números oscilaram em queda segundo mostra a pesquisa. Em 2009, a cidade contabilizou 170 homicídios, em 2010 subiu para 193 e no ano de 2011 caiu para 153 homicídios, 91,4% em uma cidade que comporta cerca de 168 mil habitantes.

Espero que essa nova leitura dos números do "Mapa da Violência", não traga a falsa impressão que tudo vai muito bem em nossa cidade, até porque não devemos esquecer que a violência é um fenômeno social, e dessa feita, a mudança ou manutenção de um quadro estatísticos tende a sofrer mutação constante, pois a variável humana é inconstante, e as intervenções locais surtem efeito em uma escala especifica e num momento, porém sempre virá com precedia da alteração do STATUS QUO dentro de outros grupo social ou comunidade, por exemplo, o trabalho realizado no bairro da Itinga fez com que houvesse uma redução significativa em casos de violência, mas por outro lado a região de Capelão, Areia Branca e Jambeiro teve aumento nas ocorrências policiais, talvez por conta do êxodo de indivíduos praticantes de crimes para aquela região; a mudança de estratégias por parte da 52ª CPM na região central da cidade surtiu também mas não percebemos os mesmos resultados na área de Portão. Devemos perseguir politicas públicas de segurança na cidade permanentemente como meio de garantirmos a qualidade de vida em nossa urbe, sendo a insegurança um dos principais problemas enfrentados em Lauro de Freitas.



POR RICARDO VIEIRA
FONTE CONSULTADA: www.lauronewsonline.com



Veja a tabela que indicam os dados apontados em pesquisa





Nenhum comentário:

Postar um comentário