sábado, 27 de julho de 2013

Artistas, poder público e comunidade em torno do sistema municipal de cultura




O foco principal da conferência foi a implantação do Sistema Municipal de Cultura, que tem o objetivo executar os projetos de políticas culturais discutidos e aprovadas pela população. A conferência teve sua abertura na sexta-feira (26), no auditório do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, com a presença de autoridades políticas, artistas e lideranças.  A secretária de Cultura e Turismo Márcia Tude, disse que os artistas, gestão e o Conselho Municipal de Cultura devem andar juntos com o intuito de colocar em prática o sistema, “contamos com a participação popular e com a sensibilidade do nosso prefeito que tem compromisso com a  cultura”, informou Márcia.  

O Poder Legislativo foi representado pelos vereadores Paulo Aquino (PSB), que é presidente da Comissão de Cultura e Aline Oliveira (PP) representante da Câmara no Conselho Municipal de Cultura. “Temos uma diversidade artística com tradições antigas e movimentos culturais contemporâneos, sem dúvida, a nossa cidade é um celeiro das artes”, lembrou Aline, Ekédi do terreiro Ilê Axé Opô Aganju, do pai Balbino de Paula. O deputado federal João Leão (PP), ex-prefeito de Lauro de Freitas, confessou que estava com saudade da cidade e prometeu uma chuva recursos, “vamos trazer obras e projetos culturais para Lauro de Freitas, o meu amigo Márcio entrará para história dessa cidade, aguardem”, alertou o deputado.

O prefeito Márcio Paiva mandou um recado para Leão, “um bom filho a casa retorna, seja bem vindo a sua cidade deputado”. O gestor aproveitou o momento para inaugurar um novo modelo democrático na cultura, “vamos lançar em agosto o tão sonhado edital para projetos culturais no valor total de R$300 mil. Os editais é a melhor forma de darmos oportunidade igualitária a todos”, pontuou o gestor sob aplausos.  

Participaram também do debate o vice-prefeito Bebel Carvalho, Rejane (Samba de Roda do Quingoma), Fernanda Rocha (SECULT/Bahia) e Ricardo Vieira (Presidente do Conselho Municipal de Cultura).     

Por: Márcio Wesley


Nenhum comentário:

Postar um comentário