
"Depois de longas reuniões com o Legislativo Municipal tiramos o indicativo de que é preciso o movimento estudantil saia às ruas mais uma vez. Contamos com todos vocês para fazer um grande movimento em prol de uma melhor escola e mais qualidade na educação. Hoje a mídia criminaliza os estudantes que saem às ruas em prol de diminuição do preço da passagem, mas nós seguiremos nas ruas pautando sempre melhorias para nós estudantes. A hora é essa galera, no dia 09 de Julho a rua será nossa mais uma vez! Viva os estudantes!!" Estas, são palavras de ordem e justificativas para uma próxima manifestação dos estudantes de Lauro de Freitas, divulgadas na FAN PAGE Manifestação dos Estudantes de Lauro de Freitas, escritas por Mardel Motta e que tem como destino da passeata a SEJU - SECRETARIA DE JUVENTUDE, que se tornou para o governo do prefeito Márcio Paiva PP um dos grandes aborrecimentos, mesmo com uma visão politica acertada, que inovou em sua gestão criando uma secretaria especifica para tratar dos assuntos relacionados à juventude, seguindo o momento politico que aponta para um cuidado especial para essa questão, inclusive com a promulgação do ESTATUTO DA JUVENTUDE nesse ano.
Acontece que a SEJU ainda não conseguiu apresentar nenhum projeto ou plano de trabalho e consequentemente convencer aos municipes da sua eficiência administrativa, com várias criticas a SECRETÁRIA da pasta. Dentre as causas das reclamações, além da falta de identidade junto aos jovens, pesa ainda a demora para a criação do CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE, condição exigida para o implemento de custeios e celebração de futuros convênios com os governos federal e estadual. Outra falha gritante está no fato de que nunca foi realizado ou proposto um encontro com a categoria, nem mesmo em forma de contato localizado como nas escolas, grêmios, Pastoral da Juventude da Igreja Católica, Grupos de jovens evangélicos e de religião de matriz africana, como o ENCONTRO METROPOLITANO DE JOVENS DO CAMDOMBLÉ que aconteceu nos dias 08 e 09 de junho em nossa cidade, que não consta a participação efetiva da SEJU, além da presença de Juliana Guimarães, titular da pasta, que fez uma palestra e coordenou um grupo de discussão, dentro da pauta proposta pelo evento.
Os estudantes de Lauro de Freitas sairão às ruas mais uma vez, e isso é importante, exigindo políticas públicas para a juventude, educação de qualidade, passe-livre, segurança, melhoria do ensino e o funcionamento real da SEJU.
POR RICARDO VIEIRA
FOTOS: ARTÊMIO LUZ


Concentração de alunos de diversas escolas do centro de Lauro de Freitas

Caminhada organizada, com cartazes, palavras de ordem e nossos jovens na rua

Ocupação pacifica da CÂMARA DE VEREADORES. pelos alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário