sexta-feira, 5 de abril de 2013

PRAÇAS DE LAURO DE FREITAS...PRAÇA MARTINIANO MAIA




BARRACA FORA DOS PADRÕES E SEM REGULARIDADE NA PRAÇA MARTINIANO MAIA


A PRAÇA MARTINIANO MAIA, no Centro da nossa cidade, é com certeza uma das praças públicas mais importante e visível para o cotidiano dos moradores e visitadores de nossa urbe, pela localização; bem no cerne do comércio local e pela sua estrutura, com barracas, bancos e um pequeno mas muito providencial CORETO dotado de arquibancada, que muitos pensam se tratar de escadas.


Por esses motivos, chama atenção a subutilização desse espaço público pela gestão pública, artistas que reclamam da falta de locais para apresentações e manifestações culturais; e pela própria população.

A reclamação mais recorrente ouvida dos comerciantes, barraqueiros e frequentadores do lugar é a falta de saniários, mesmo quimícos e do ordenamento daquela praça. Falta, me parece, definir algumas orientações do uso do espaço, como licenças e o perfíl comercial que pode ali ser explorado. Essa discussão sobre o comércio, licenças dos barraqueiros ganha um novo problema para ser resolvido pela gestão, que é a instalação de uma barraca móvel, que mantém cadeiras, cadeiras e freezer com correntes, servindo de abrigo para os motaxistas e taxistas, enquanto aguardam suas corridas. O fato contraria as leis de ocupação de espaço público, e os direitos dos permissionários dos QUIOSQUES construídos pela prefeitura municipal de Lauro de Freitas e que estabelece as normas e condicionantes para uso por permissionários, como tipificação comercial.

Ali, encontramos ainda um ponto de táxi, mototáxi, ambulantes que durante o dia usam a sombra do PÉ DE OITI pra se proteger enquanto trabalham e à noite temos a venda do já tradicional CHURRASQUINHO DE FAFAU e vez por outra shows musicais ao ar-livre, sempre muito concorridos. Alguns barraqueiros, só exploram o comércio até o inicio da noite, outros como INDIO, MALHADO estão sempre abertos para sua clientela fiel e para receber os amigos.

A Praça Martiniano Maia, carece de uma reforma para evitar sua completa degradação, o piso onde esta inslado o coreto esta em cedendo, como também suas muretas e o gradil. No fim do ano passado, conversei com a então SECRETÁRIA DA SESP, Vânia Almeida,  sobre essa reforma, e foi pensado por ela a idéia de instalar uma cobertura permanente, como a usada na Concha Acústica Roger Batera, de modo que a cidade ganhasse mais um equipamento para uso nas atividades culturais ou encontros ali.

FOTOS: RAFAEL JOSÉ

MATÉRIA:RICARDO VIEIRA


PÉ DO OITI - Lugar de encontro, de conversas e fofocas da nossa URBE





  BARRACA DO INDIO,  uma das barracas mais concorridas da PRAÇA

 BARRACA DO MALHADO, figura das mais tradicionais da PRAÇA MARTINIANO MAIA


 INDIO lamenta pela subutilização desse espaço, tão adequado para manifestações culturais e artísticas


Empresas como a INSINUANTE, SUPERMERCADO REDE MIX, ATLANTICA DELICATESSEN, PANIFICADORA DELIPAN, farmácias, restaurantes, lojas de móveis e informática, barbearias, loja de comésticos compoem o mosaico comercial da PRAÇA MARTINIANO MAIA





 A praça é dotada de um pequeno coreto e arquibanda, ideal para apresentações artisticas e culturais, onde poderia ser instalada uma cobertura permanente cobrindo o coreto.


Faltam sanitários públicos para utilização dos concessionários,  clientes e transeuntes que circulam pelo lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário