terça-feira, 12 de março de 2013

MEIO AMBIENTE NÃO TEM POLITICAS EFICAZES EM LAURO DE FREITAS



Artemio Luz do GRUPO CULTURAL BAMBOLÊ, postou ontem em sua página no FACEBOOK, a informação que encontrou  muitas tartarugas perdidas na areia de praia de Ipitanga, e solicitou suporte parar ajudar o pequeno animal a cumprir  seu destino, que é se dirigir ao mar e completar o ciclo de vida das tartarugas marinhas. 


O que chama a atenção é a presença desses animais na região de Praia de Ipitanga, o que não ocorre com tanta frequencia naquela localidade, e mais ainda, sugere que o local de desova não foi identificado, nem protegido, e que pode ter por isso ocorrido a perda de vida de outras tartaruguinhas, ou foram levadas por pessoas que assistiram o momento em que se dirigiam às àguas da praia. Isso tudo relato, para lembrar que foi implantado na gestão passada em parceria com  o PROJETO TAMAR  junto com a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE LAURO DE FREITAS,  o NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, instalado na Penísula de Vilas do Atlântico,  que tinha como coordenador Ronaldo Washington Lopes, LOXA, tendo como missão  desenvolver ações de educação ambiental e ecológica em sua cidade. Infelizmente o projeto não avançou e hoje está desativado, o que representa um grande prejuízo para a preservação da flora e fauna marinha e praiana e turístico, porque poderia se firmar como outro ponto de visitação em nosso munícipio.


Lauro de Freitas tem como locais de desova na Praia de Ipitanga  a  frente das barracas KIOSQUE 18, do senhor RAIMUNDO e  o MAMELUCOS, além das praias de Vilas e Buraquinho e são cobertos de forma insuficiente e num grande esforço pelo TAMAR, em toda a nossa orla, sem o apoio de pessoal, equipamentos e financeiro de nossa prefeitura municipal.


  • Artêmio Luz Enquanto estava na praia apareceram 4 tartarugas em frente a barraca Tia Delza ao lado do Quiosque 18 em praia de Ipitanga Lauro de Freitas e crianças querendo levar o pequeno animal para casa. Já comuniquei a Secretaria do Meio Ambiente por telefone.




    No dia, 21 DE DEZEMBRO DE 2011, o projeto TAMAR juntamente com a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE  LAURO DE FREITAS, devolveu ao mar, na Praia de Buraquinho, tartarugas resgatas por pescadores e tratadas para o seu retorno com segurança ao seu habitat. Cenas, que não se repetiram mais em nossa cidade, revelando a ineficácia em políticas públicas para a proteção do meio ambiente, fauna e flora em nossa urbe. 

    Técnica do PROJETO TAMAR explicando sobre as espécies de tartarugas, seus hábitos, habitat e o trabalho no tratamento para a recuperação de seus ferimentos

    As duas tartarugas foram encontradas por pescadores na Praia de Buraquinho e foram encaminhadas para o PROJETO TAMAR para sua recuperação e posterior retorno ao mar


    POSTADO POR RICARDO VIEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário