sábado, 19 de janeiro de 2013

OS NOSSOS RIOS E AS CHUVAS

Sem nenhuma exceção, penso que nós somos responsáveis por essas situações descritas no BLOGDOBAMBOLÊ, ontem dia 18/01/2013, sobre a morte de centenas de peixes  no Rio Sapato em Vilas do Atlântico, onde as autoridades públicas municipais buscam fazer a limpeza do rio naquela região e identificar as causas da mortandade dos animais, que com certeza apontará causas não naturais com origens vinculadas ao fator humano e sua postura com o meio ambiente, poluindo e agredindo o ecossistema local.

A população, independente de classe social e região, contribuem com a produção e descarte  do lixo de toda ordem no meio ambiente, mesmo com o que se acha por muitos um ato simples e inocente, que é jogar no chão ou atirar coisas pelos vidros dos carros particulares, vans e ônibus; pelas ocupações regulares como loteamentos e condomínios que oferecem como quintal e anexo ao empreendimentos a privatização de praias, rios e matas, que infelizmente, depois são usados como fossas e a vegetação quando não erradicada por completo são reduzidas a uma pequena área de convivência "harmoniosa" com a natureza; e irregulares de áreas verdes  e próximas aos rios e suas nascentes, desmatando ,contaminando as aterras, as águas e seus leitos; o PODER PÚBLICO, burocrático, lento, omisso e conivente com todos esses crimes  e pequenos "pecados" ambientais.  

 
 

Peixes mortos ontem no Rio Sapato em Vilas do Atlântico

Vários peixes apareceram mortos, na manhã desta sexta-feira (18), em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. O helicóptero da Record Bahia mostrou as imagens do Rio Sapato, em Vilas do Atlântico, onde aparecem vários peixes às margens do rio. A Secretaria do Meio Ambiente de Lauro de Freitas já está investigando o que teria acontecido para essa quantidade enorme de peixes terem aparecido mortos.
 
 FONTE:http://blogdobambole.blogspot.com.br/2013/01/peixes-aparecem-mortos-no-rio-sapato-em.html

 Chuvas em Lauro de Freitas já dão sinais com relâmpagos e trovões

Muitas pessoas só pensam na situação dos rios de Lauro de Freitas no período das chuvas. Segue um texto meu para reflexão.

Rios que choram Por Tássio Revelat

Os rios que cortam Lauro de Freitas – Sapato, Joanes e Ipitanga, estão poluídos. Neles não se pode nadar e muito menos pescar. Suas águas são escuras e tristes, tem cheiro de chorume.

Mas esses rios fazem parte da nossa História, há neles a força daqueles que ajudaram a construir a nossa cidade. Mulheres e Homens, em outrora, tomavam banho nas águas dos Joanes, lavavam roupas no Ipitanga e comiam frutas nas árvores que ficavam perto do Rio Sapato.

Apesar da importância histórica e social desses rios, poucos pensam neles, a não ser na época das chuvas quando eles transbordam e devolvem à sociedade aquilo que lhe foi doado, indevidamente. Casas alagadas, carros ilhados, lixo para todo lado!

O dinheiro público é gasto todos os anos para resolver ( ou não) os mesmos problemas.



FONTE: http://www.facebook.com/tassiorevelat.revelat?ref=ts&fref=ts

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Concordo com voçê Ricardo, as autoridades pulblicas, deveriam dar um pouco mas de atenção para nossos rios, que se fossem limpos seriam otimas areas de lazer e turismo, o rio joanes esta enavegavel diante de tanta sujeira, o ipitanga nem se fala, o rio sapato fizeram o paliativo, mas quando chove transborda e toda sujeira das ruas acabem indo pra dentro dele.
    É triste lembrar que um dia nossos rios ja foram limpidos e tiveram fartura de peixes e camarões..

    ResponderExcluir