sábado, 21 de junho de 2014

AÇÃO CONJUNTA DA REMCA E CCZ DE LAURO DE FREITAS RESGATA POTRA ATROPELADA NO CAJI CAIXA D ÁGUA

Junia estava em choque e sem movimentos nos membros inferiores quando foi resgatada pela REMCA e CCZ


Na manhã de ontem, sexta-feira 20 de junho, por volta das 07:00 horas, a REMCA - Rede de Mobilização da Causa Animal recebeu pedido de ajuda para essa resgate de uma potra, através de Ana Rita que é vereadora em Salvador e reconhecida pela bandeira da causa animal na capital e em todo o Estado, que foi acionada pela veterinária Dra Norma, solicitando suporte quanto ao caso da eguinha que aparentemente tinha sido atropelada na Estrada do Trabalhador, nas imediações do Caji Caixa D' Água, com real risco em de vida e no meio da pista. Junto com alguns moradores do local, Dra. Norma conseguiu colocá-la no passeio até a chegada do resgate.

Coincidentemente, ao mesmo tempo, a REMCA recebeu um vídeo de um morador da localidade, com a situação da eguinha, pedindo a nossa intervenção e resgate.

Entendendo as atribuições da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, a REMCA acionou imediatamente o GGIM-Gabinete de Gestão Integrada, através do CIOP-Centro Integrado de Operações, através do telefone 99110153, que nos respondeu destacando o encaminhamento do caso ao CCZ - Centro de Controle de Zoonoses municipal, articulando a equipe e o transporte, que prestou os primeiros socorros veterinários, além de fornecer alimentação para o animal, que segue sendo tratada na clínica veterinária da Dra. Norma, que junto com outros veterinários e colaboradores buscam salvar a vida da pequena égua que recebeu o nome de JUNIA em referência ao mês de junho, que hoje foi visitada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Lauro de Freitas que devem contribuir com a ação em prol de Junia.


Essa é mais uma história triste de equinos atropelados nas vias públicas do nosso município e de crime de maus tratos, haja vista que JUNIA estava em via pública, o que é crime previsto em Leis Federal e Municipal, e se encontrava infestada de carrapatos e coberta com óleo queimado  que foi utilizado de forma equivocada no tratamento aos parasitas, apresentando machucados e escoriações antigas além de  claro quadro de  maus cuidados e debilitação.



 Protegida contra um novo atropelamento por uma cadeira colocada como sinalização e barreira.









JUNIA estava infestada de carrapatos e coberta de óleo queimado


Ricardo Vieira realizando o primeiro acolhimento a Junia
























Sandro aplicando medicamento que reanimou JUNIA que estava em choque



O Diretor do CCZ José Mário e Sandro participaram do resgate e das primeiras intervenções veterinárias à JUNIA















O CCZ de Lauro de Freitas prestou os primeiros socorros veterinários e acompanha o caso



Equipe do CCZ alimentando JUNIA






Equipe do Corpo de Bombeiros de Lauro de Freitas esteve no local onde se encontra JUNIA

POR RICARDO VIEIRA

Um comentário: