Dois anos após a reinauguração no fim de 2011, é hora de fazer uma avaliação das benfeitorias propostas e do estado desse equipamento público tão importante para o bairro de Itinga e da cidade de Lauro de Freitas. A população frequentadora e artistas que usam a praça para diversas atividades e manifestações culturais apontam um grave erro de projeto, que é a localização no centro do que é percebido com um anfiteatro, da estátua do Sr. Antonio Caranguejo, ocupando de forma ineficaz e prejudicial ao bom uso da área onde acontecem apresentações de dança, teatro e performances musicais. Sugestões como sua remoção e instalação onde funciona a fonte luminosa desativada e que exige uma manutenção continua das águas e das luzes, além do risco de ser berçário do mosquito da dengue por exemplo, ou sua mudança para um dos acessos à praça e a devida proteção à estátua que habitualmente serve como ponto estratégico e privilegiado para crianças e adultos assistirem as atividades e manifestações que ali acontecem, representando risco de acidentes e ameaça ao patrimônio público.
Outras reclamações recaem sobre o problema da falta de sanitários públicos, que hoje se resumem aos da barracas e bares particulares. A outra grave reclamação é exatamente sobres as barracas e bares ali instalados, aliás sentimos falta mesmo de outros estabelecimentos com atividades diversas, como artesanato; a praça merece e precisa. Outra constatação é que muitas dessas instalações se encontram fechadas por seus concessionários ou servindo de depósitos de bebidas, utensílios e outras objetos, contrariando o que reza o contrato de cessão de uso. Mas, é importante lembrar que esse comércio de bares sobrevive ali já por muito tempo e não se pode simplesmente tirar esse comerciantes que trabalham e sobrevivem com esse negócio. Esse é o desafio da gestão pública e da população: usar a praça de forma plena, com todos e todas podendo ir e vir, mas sem desrespeitar a ninguém e mas ainda, encontrar um modelo de ocupação e exploração do espaço público que agrade e contemple a comunidade de ITINGA, moradores, comerciantes, frequentadores e visitadores da célebre PRAÇA DO CARANGUEJO.
A estátua que homenageia o Sr. ANTONIO CARANGUEJO, além mal localizada, ocupa o centro de da praça, não tem gradil de proteção, servindo como suporte para bebidas e copos e vulnerável a vândalos
Em resposta às várias reclamações solicitações da população e frequentadores da praça, o vereador José Reis Bulhões, mais como Mateus Reis, apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores, no dia 31/10, a Indicação de N.° 422/2013 - Reestruturação do espaço físico do Largo do Caranguejo, Itinga, que poderá atender às expectativas de melhor funcionamento desse equipamento público.
Links relacionados:
http://www.ladislauleal.com.br/2011/11/pracas-de-lauro-de-freitaspraca-do_26.html
http://saiunoblog.blogspot.com.br/2011/11/pracas-de-lauro-de-freitaspraca-do.html
http://www.ricardovieiralf.com/2012/12/postado-no-www.html
http://www.ricardovieiralf.com/2013/09/praca-do-largo-do-caranguejo-carece-de.html
http://www.ladislauleal.com.br/2011/11/pracas-de-lauro-de-freitaspraca-do_26.html
http://saiunoblog.blogspot.com.br/2011/11/pracas-de-lauro-de-freitaspraca-do.html
http://www.ricardovieiralf.com/2012/12/postado-no-www.html
http://www.ricardovieiralf.com/2013/09/praca-do-largo-do-caranguejo-carece-de.html
POR RICARDO VIEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário