quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

BICHO PREGUIÇA AVISTADO EM ÁREA DESMATADA NO JAMBEIRO


Um bicho preguiça foi avistado numa área de mata devastada no bairro do Jambeiro. A Rede de Mobilização da Causa Animal em Lauro de Freitas - REMCA, foi acionada por um morador da região, que comunicou e solicitou aos órgãos públicos municipais o resgate do animal que sofre risco de extinção. 


A prefeitura municipal de Lauro de Freitas mobilizou através da Divisão de Proteção Animal(DPA) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e mais pessoal da Guarda Municipal e da SUOP - Superintendência de Ordem Pública, uma equipe  para tratar a ocorrência. Segundo informações não foi localizada a preguiça, o que pode sugerir que tenha sido apanhada por alguém, haja vista os hábitos e comportamento lentos do bicho, o que pode ser caracterizado como crime ambiental contra a fauna brasileira.


Os crimes contra a fauna estão descritos do artigo 29 ao 37 da Lei nº 9.605/98, e do artigo 11 ao 24 do Decreto 3.179/99, cuja penalidade pode ser de detenção ou reclusão, além da possibilidade do pagamento de multa cumulativamente. As penas de detenção variam de três meses a três anos, e a de reclusão de um a cinco anos, as penas poderão ser aumentadas ou reduzidas mediante a configuração de certos elementos que permitam esta adequação.


A pena pecuniária (multa) situa-se entre R$ 50,00 e R$ 10.000,00, nos crimes contra animais, e há a possibilidade de acréscimo nos valores das multas por espécimes apreendidos, ou pelo fato destes se encontrarem descritos nos Anexos da Lista de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES.



CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: 

Reino: Animalia 
Filo: Chordata 
Classe: Mammalia 
Superordem: Xenarthra 
Ordem: Pilosa 
Família: Bradypodida e Megalonychidae 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Esse mamífero de hábitos noturnos, dorme o dia inteiro nas árvores, pendurada na copa das árvores. Eles só descem das árvores só quando é “obrigado”. É quase incapaz de se movimentar no chão, mas nada muito bem. Ela é inofensiva e tem poucos inimigos. É capaz de girar a cabeça de tal jeito que a cara pode ficar nas costas.


A visão e a audição da preguiça são muito fracas e ele se orienta principalmente pelo olfato. A pelagem é muito espessa e resistente (parece uma vassoura piaçava) coberta de algas verdes que tornam a preguiça quase invisível no meio das folhas. Quando o tempo esfria, ela cai num estado de torpor letárgico.


A preguiça alimenta-se apenas das folhas, frutos e brotos de algumas árvores. Urinam e defecam um vez por semana, sempre no chão, próximo à base da sua árvore. Nunca bebem água, a quantidade que elas necessitam para viver é absorvida do próprio alimento, durante o processo de digestão.


Na verdade elas não são preguiçosas, elas apenas possuem o metabolismo muito lento. Assim, suas reações, sua digestão e até sua respiração dão impressão de muita preguiça. São capazes de ficar por horas na mesma posição como se fossem estátuas. Dorme cerca de 14 horas por dia, pendurada nas árvores. A reprodução também é na copa das árvores e a gestação dura cerca de 11 meses, nascendo apenas um filhote. Pode viver entre 30 e 40 anos.

POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário