segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MOTOCICLISTA BALEADO POR PM CONTESTA VERSÃO E DEVE FAZER DENUNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO E CORREGEDORIA

Motociclista baleado durante ação da PM em Lauro de Freitas  deve denunciar caso ao MP e Corregedoria 


O motociclista Saulo Emerson Cunha, 29 anos, vai oficializar nesta segunda-feira (24) denúncias no Ministério Público do Estado e na Corregedoria de Polícia Militar da Bahia contra o policial que atirou na perna dele. O fato aconteceu durante uma abordagem da PM em Lauro de Freitas, perto do Banco de Serviços da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, em frente ao Banco Bradesco, na última sexta-feira

Em nota, a PM diz que o disparo foi acidental e ocorreu após Saulo ter lançado a moto contra um policial. O vendedor e estudante de Mecânica no Senai nega a versão e diz que foi atingido antes de parar a moto. “Ele não tem o nome do policial, sabe apenas que é da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (Lauro de Freitas). Com base no dia e hora do ocorrido, vamos chegar ao nome”, disse Rodrigo Barbosa, advogado do rapaz, que fará a denúncia hoje.

Segundo Rodrigo, com a medida, se espera a abertura de uma ação civil pública por improbidade administrativa e a instauração de um procedimento administrativo disciplinar, para que o atirador responda pela agressão física e pelo disparo. “Queremos o afastamento dele e a suspensão do porte de arma, porque esse policial pode colocar em risco a vida de outras pessoas em situações como a que meu cliente passou”, afirmou Rodrigo. Serão apresentados vídeos que registram a ação policial e excessos por parte de um PM abordando uma mulher que estaria gravando em um aparelho celular e na sequência uma possível agressão do mesmo policial contra o corretor de imóveis Alan Oliveira de Souza, 42 anos, que é irmão da dona da loja onde a mulher que registrava imagens trabalha. Ele viu o PM se aproximar dela e pedir o telefone. O corretor se aproximou, pegou o celular da mão da mulher e tentou correr com ele. O soldado foi atrás dele, o deteve e levou para viatura. Alan foi levado à 23ª Delegacia acusado de desacato - além dele Rosimeire Souza Borges, 34 anos, ambos foram detidos sob acusação de desacato a autoridade.


O advogado disse ainda que as drogas apresentadas pela corporação como pertencentes a Saulo foram “plantadas”. “Para acusar, teriam que abrir a mochila na hora. Mas só fizeram depois de muito tempo. Forjar isso é crime. Saulo é trabalhador e não tem passagem pela polícia”.


Segundo ele, Saulo continua internado, mas passa bem. “Está consciente. Já fez uma cirurgia, mas vai precisar de outra”, contou Rodrigo. A assessoria da PM não foi localizada para comentar. 


Confira a nota divulgada pela PM:


"Após lançar a motocicleta que conduzia contra um soldado PM, em uma abordagem em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (21), às 14 horas, os suspeitos Saulo Emerson de Jesus Cunha, 29 anos, e Samuel de Assis Araújo Junior, 20 anos, foram detidos e apresentados na 23ª Delegacia de Polícia, assim como a droga que transportavam. Policiais militares do PETO/52ª CIPM apreenderam na mochila de Saulo certa quantidade de maconha, pedras de crack e cocaína. Isso depois de o acusado, acompanhado de Samuel de Assis Araújo Junior, 20 anos, ter desobedecido à ordem de parada durante a blitz. 


Ao ser atingido pelo veículo o policial caiu, sua arma disparou e atingiu Saulo na perna direita, o condutor foi socorrido Hospital São Rafael pelo SAMU. Drogas, motocicleta (placa JNV-6236) e detidos foram conduzidos para a delegacia de Lauro de Freitas."




Saulo foi baleado na perna durante ação policial (Foto: Reprodução) 






FONTE: Correio da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário