segunda-feira, 13 de outubro de 2014

LAURO DE FREITAS APARECE EM BOLETIM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DE CIDADES BAIANAS COM CASOS SUSPEITOS DA FEBRE CHIKUNGUNYA, E PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS DA SAÚDE


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), promove uma capacitação para os servidores municipais de saúde sobre a "chikungunya" , nesta segunda-feira (13), no auditório da SESA, na Avenida Beira Rio, das 9h às 12h. 

Durante o encontro estão sendo discutidas e organizadas ações de prevenção e controle do chikungunya. O responsável pela chikungunya do estado apresenta um debate com os principais tópicos relacionados a doença e relatórios e dados sobre o avanço da doença na Bahia.


O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (9/10) novo boletim sobre os casos da febre chikungunya no Brasil. No último levantamento, divulgado em 27 de setembro, foram registrados 79 casos da doença, sendo 38 importados - de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença. 


Os outros 41 foram diagnosticados em pessoas sem registro de VIAGEM INTERNACIONALpara países onde ocorre a transmissão. Desses casos, chamados de autóctones, oito foram notificados no município de Oiapoque (AP) e 33 no município de Feira de Santana (BA).


A chikungunya é parecida com a dengue e tem os mesmos sintomas: febre, dores nas articulações, mal-estar. As dores nas articulações costumam ser mais intensas nessa doença, mas, em geral, ela é mais branda que a dengue. Além disso, só tem um sorotipo, ou seja, cada pessoa só pega uma vez.


Suspeitas na Bahia
Subiu para 22 o número de cidades baianas com suspeitas de casos da febre Chikungunya. Até a semana passada, eram 11 municípios. De 6 de julho até 7 de outubro, 931 casos foram notificados na Bahia.


Segundo boletim da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Feira de Santana, no Centro-Norte do estado, lidera o número de casos. Foram notificados 762 casos da doença na cidade. Desses, 156 foram confirmados — 19 por exames laboratoriais e 137 por critério clínico e vínculo epidemiológico. 


Riachão do Jacuípe, no Nordeste da Bahia, tem 120 notificações, sendo que sete casos confirmados. As outras cidades com notificações são Salvador (20), Cícero Dantas (11), Alagoinhas, Planaltino, Amélia Rodrigues, Castro Alves, Rio Real, Catu, Santa Luz, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, São Felipe, Irecê, São Miguel das Matas, Itabuna, Serrinha, Juazeiro, Tapiramutá, Lauro de Freitase Miguel Calmon — cada uma delas com um caso notificado.


POR RICARDO VIEIRA
FONTE: DECOM/PMLF e CORREIO DA BAHIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário