sábado, 25 de outubro de 2014

DIVISÃO DE PROTEÇÃO ANIMAL EM LAURO DE FREITAS REPRESENTA GANHOS PARA CAUSA ANIMAL E MEIO AMBIENTE

REMCA em encontros com os secretários de Governo e SEMARH para apresentação de propostas para a causa animal na cidade.



Com o objetivo de atender as demandas da causa animal, e como resultado de intensa mobilização e organização da REMCA - Rede de Mobilização da Causa Aninal, que solicitou ao poder público municipal em novembro do ano passado, a implantação de um setor de proteção animal para atuar em conjunto com toda a sociedade civil e interessados na proteção animal, de forma a construir a Política Pública de Proteção Animal em nossa cidade, assegurando os direitos dos animais domésticos e silvestres, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio de Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), instalou a Divisão de Proteção Animal. Integrando o Departamento de Educação Ambiental, a Divisão atende solicitações de resgate de animais e denúncias de maus tratos. 

O secretário da pasta, Márcio Crusoé, destacou a importância da divisão. “Existia uma solicitação feita por protetores, munícipes e representantes de organizações ligadas à causa animal. O intuito é articular ações junto com a sociedade, principalmente em casos de maus tratos. Além disso, vamos promover eventos de adoções de animais e criar a interação com protetores para que a causa animal ganhe ainda mais corpo no nosso município”, explica.

A divisão atende as ocorrências pelo telefone (71) 3369-9168, das 8h às 14h. O atendimento é realizado em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e o Ministério Público, que atua nos casos de maus tratos. Desde o início foram resgatados três animais silvestres, entre eles, micos, serpentes e aves, além de casos de maus tratos que já estão sendo acompanhados pelo Ministério Público para possível condenação por crime ambiental.

Os resultados começam a serem percebidos no município, com a quebra de paragmas nas relações humanas com os animais, como por exemplo nas ações conjuntas com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), especialmente, durante as ações de limpeza urbana (capinação, roçagem, sacheamento). Em situações de identificação de repteis, aves, entre outras espécies, a Divisão de Proteção aos Animais (DPA) da Semarh procede à captura e encaminhamento para os órgãos apropriados.

Para ilustrar o novo panorama, na útima terça-feira (7/10), os técnicos da Semarh encaminharam para o Centro de Triagem de Animais (Cetas), do IBAMA, no bairro de Cabula em Salvador, um filhote de gavião-carijó. A ave havia sido encontrada em uma via do município na última segunda-feira e conduzida por policiais militares que entregaram em uma unidade de ensino superior que vez a intermediação com a PMLF. 


O secretário Márcio Crusóe acredita que logo serão adotadas exigências aos empreendimentos que desejem se instalar na cidade como construções em áreas de matas e outros ecossistemas que abriguem espécies da fauna e da flora local, terão que apresentar equipe técnica responsável e projetos de resgate e remanejamento de animais silveltres e de plantas para obeterem autorização de construção e funcionamento, garantindo assim avanços nas questões ambientais e preservação animal.




O Prefeito Márcio Paiva, Isa Croesy da Sec. de Educação, com membros da REMCA no processo de construção de políticas públicas para os animais em Lauro de Freitas

POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário