quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MORADORA DA PRAIA DE IPITANGA ESTEVE NA CÂMARA DE VEREADORES RECLAMANDO AÇÃO DA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS NO COMBATE A SURTO DE CALAZAR




A moradora da Praia de Ipitanga Glória Izabel esteve hoje na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, denunciando um surto da zoonose leishmaniose, que é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar de leishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. e tem o nome vulgar de CALAZAR(leishmaniose visceral), na região central da cidade, compreendendo os bairros da Vila Praiana, Lagoa da Base, Boca do Vulcão, Vilamar, Lagoa dos Patos, Praia de Ipitanga, Acacuí, Chafariz e Centro.

Glória disse que Pingo, um pinscher de três anos que estava sob sua guarda responsável foi vitima da doença e teve que ser eutanasiado, lembrando que não foi possível contar com o apoio técnico e suporte efetivo do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses por falta de infraestrutura. Ainda segundo a mesma, existem diversos registros de casos da zoonose na área, inclusive um caso confirmado de um morador local e outras suspeitas de infecção humana. 

É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui, espécie brasileira) e Phlebotomus, que em um ambiente onde existam cães e humanos irá preferir o animal, mas na ausência do mesmo atacará o ser humano.


POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário