Estudantes da rede pública de Lauro de Freitas se organizam para nova manifestação pelas ruas da cidade, no próximo dia 04/09 com concentração em frente ao Colégio Bartolomeu de Gusmão, à partir das 08 horas e tem como pauta alguns assuntos como: - Passe Livre - Merenda de Qualidade - Qualidade de Ensino - Implantação de Blibliotecas - Quadras Poliesportivas - Laboratórios - Interne com WIFI, além de projetos que contemplem as classes vulneráveis como as mulheres, negros e LGBT's.
A expectativa dos organizadores do movimento é pela adesão e participação da maioria das s unidades de ensino da rede público como o Colégios Bartolomeu de Gusmão, Kleber Pacheco, Pedro Paranhos, Vilão, Fênix, Vida Nova, Francisco Pereira Franco, Solange Coelho, Dois de Julho, Américo Simas, Ana Lúcia Magalhães, Santa Júlia, SESI, Gregório Pinto, Ipitanga e outras escolas visitadas pela ASSELF - (Associação dos Estudantes Secundaristas de Lauro de Freitas), que está à frente da mobilização estudantil.
O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social brasileiro que defende a adoção da tarifa zero para transporte coletivo. O movimento foi fundado em uma plenária no Fórum Social Mundial em 2005, em Porto Alegre, e ganhou destaque ao participar da organização dos protestos em todo o Brasil em 2013. Na Bahia nenhuma cidade atendeu ao apelo dos estudantes pelo Passe Livre Estudantil, nem mesmo a capital baiana, sob a alegação de impossibilidade do custeamento para manutenção dos serviços de transporte públicos ou a condição de subsídios para o sistema de transporte.
Cabe aqui a lembrança que em Lauro de Freitas já existe lei que disciplina e garante ao alunado a Meia Passagem no sistema de transporte municipal, mas apesar de ser Lei não é observada desde o governo da ex-prefeita Moema Gramacho e deve ser revista e aplicada pela atual gestão municipal do prefeito Márcio Paiva do PP.
No dia 11 de julho de 2002, na gestão do então prefeito Marcelo Abreu, que regulamentou o sistema de meia passagem escolar nos transportes alternativos do Município de Lauro de Freitas através do Decreto nº 1844/2002, fazendo valer a Lei nº 980/2001 de 26 de outubro de 2001 que instituiu o regime de meia passagem, nos ônibus urbanos e transportes alternativos durante os dias úteis para os estudantes da cidade, desde que identificados através de carteira. A pauta foi levada ao governo do estado, discutida na AGERBA com a colaboração do então governador Paulo Souto sancionou a lei estadual da meia passagem estudantil pelo Decreto nº 8.799 de 03 de dezembro de 2003.
Marcelo Abreu (Ex- Prefeito de Lauro de Freitas) e Paulo Maneira (Ex-Presidente do DCE Unibahia e União Metropolitana de Estudantes – Lauro de Freitas)
POR RICARDO VIEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário