segunda-feira, 2 de junho de 2014

LAURO DE FREITAS ESTÁ ENTRE AS CIDADES BRASILEIRAS COM INDICES POSITIVOS DE DESENVOLVIMENTO, APESAR DO ESTADO DA BAHIA OCUPAR A PIOR COLOCAÇÃO NACIONAL



A Bahia é o Estado que apresenta o pior indice de desenvolvimento segundo pesquisa anual pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), uma pesquisa realizada anualmente pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Em sua sétima edição, a IFDM tem como base os dados de 2011. Também nesse ano a pesquisa mudou sua metodologia para aproximá-la de estudos de mesmo teor desenvolvidos pelo mundo.Entre as 500 piores cidades do país, 182 são da Bahia, sendo que entre as 10 últimas do ranking estão Caatiba (7º) e Novo Triunfo (8º).

Para desenvolver as estatísticas, a Firjan utiliza informações fornecidas pelos Ministérios da Fazenda, Saúde e Educação, que repassam os dados de cada prefeitura. Por isso a pesquisa alcança todos os 5.565 municípios brasileiros.

Para saber como anda o mercado de trabalho em uma cidade, a Firjan analisa quantos empregos formais foram gerados, o aproveitamento da mão de obra local, a geração de renda, os salários médios e a desigualdade. 

As cidades baianas que apresentaram os melhores resultados em 2011, com nota superior a 0,8, foram Camaçari, Lauro de Freitas, confirmando o potencial de negócios e possibilidades de expansão economica com qualidade de vida. Os outros municípios listados são Luis Eduardo Magalhães e Simões Filho, com destaque para Ibirapuã, que saltou do 30º lugar para a sexta posição no ranking de maiores IFDMs do estado.


Por outro lado, Feira de Santana apresentou queda expressiva, de 3º para 10º lugar. Já a cidade com pior desenvolvimento em geração de emprego e renda da Bahia é Rio de Contas (na Chapada Diamantina), com 0,1635 de nota. Em uma visão mais ampla, A Bahia sofreu com o desaquecimento da economia do país, e o reflexo foi uma diminuição de geração de emprego de 50,5%.
POR RICARDO VIEIRA
FONTE: Correio da Bahia

Um comentário:

  1. ISSO É REFLEXO DAS BOAS ADMINISTRAÇÕES DE MOEMA GRAMACHO...PENA QUE O ATUAL GESTOR ESTÁ DEIXANDO OS PROGRAMAS SOCIAIS AO ACASO E FECHANDO CRECHES E NÃO COLOCA UPA, CRECHE E COZINHA COMUNITÁRIA PARA FUNCIONAR. FECHOU A ALDEIA SOS E NÃO EXECUTOU COMO DEVERIA OS PROJETOS APROVADOS COM VERBA EM BANCO DEIXADOS POR MOEMA. FORA MÁRCIO ARAPONGA.

    ResponderExcluir