quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

MUDANÇAS DO TRÂNSITO NO CENTRO DE LAURO DE FREITAS E NA ESTRADA DO COCO PRECISAM SER AMPLAMENTE E MELHOR DIVULGADAS



A prefeitura municipal de Lauro de Freitas fez intervenções  no trânsito no centro da cidade e n as imediações da BA-099 (Estrada do Coco), próximo ao Pastel do Carioca e antigo Hospital Unimed. a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e  A primeira refere-se a Via Expressa 2 de Julho (via que liga o Centro a Estrada do Coco), neste trecho a partir desta segunda-feira (8), o tráfego foi modificado e passa a ser apenas sentido BA-099. Com isso os condutores terão mais celeridade para acessar a principal via de Lauro de Freitas.


Já a segunda mudança no trânsito, foi realizada na Avenida João Tiago dos Santos (Centro), mais precisamente nos fundos da Igreja da Matriz. Neste trecho foram implantados obstáculos “gelo baiano” com a finalidade de impedir o acesso a transversal com a Rua São Jorge. A partir de hoje os motoristas têm que se deslocar até a rotatória a poucos metros da referida intervenção. A medida visa evitar congestionamentos, principalmete em horários de pico.

As mudanças visam melhorar a mobilidade  urbana na cidade, que diariamente registra engarrafamentos e acidentes.   Cabe aqui o registro de que  só no fim do dia, a prefeitura postou nas redes sociais e teve veiculada em jornais e sites de noticias da capital e região da alteração do trânsito,  e Lauro de Freitas vivenciou um de seus dias mais caóticos no que diz respeito ao trânsito, no dia 08/12, quando da implementação das mudanças propostas, devido ao grande fluxo de veículos saindo da Linha Verde no sentido Salvador, por conta do feriado de Nossa Senhora  da Conceição da Praia, o que segundo a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, em nota, também informou que muitos moradores da capital buscaram as agências bancárias da cidade para realizar atendimentos, e se deslocaram para as praias localizadas no litoral norte causando maior lentidão nas principais vias. Até por volta das 22 horas se percebeu engarrafamentos que começavam em Arembepe em Camaçarí até São Cristovão em Salvador.


Também foram registrados no dia 08/12,  alguns acidentes nas vias municipais e  piorou o trânsito na avenida Santos Dumont. Um veículo ultrapassou o sinal vermelho em frente à Mega Insinuante da Estrada do Coco e acabou atropelando quatro pessoas. As vítimas foram encaminhadas para o HOSPITAL do Subúrbio, em Salvador, e o Hospital Menandro de Faria aqui em Lauro de Freitas. Todos com ferimentos leves, e em seguida foram liberados.

Já em Vida Nova, um jovem ainda não identificado teria perdido o CONTROLE de sua motocicleta e acabou colidindo com um poste que fica próximo ao Mercado Popular.

O centro ficou totalmente travado, e a situação se deu muito por conta da falta de publicidade pela gestão municipal da alteração de todo o sistema viário da região.


A situação vivida nesses dias lembra o caso da mudança de mão única e depois retorno para mão dupla da Avenida Luiz Tarquinio, que  não  houve uma campanha efetiva e séria de divulgação através de mídias como OUTDOORS nas vias que ligam Lauro de Freitas a Salvador, Estrada do Coco, Camaçarí e CIA AEROPORTO, haja vista  recebermos diariamente veículos dessas cidades e da região da Costa dos Coqueiros,  seja de passagem ou por virem em nossa cidade tratarem de assuntos diversos,  e orientação dos usuários do sistema de transporte público de massa, incluindo aqui os ônibus e vans.

Ainda cabe campanhas de divulgação ampla nos meios de comunicação locais e da região metropolitana,  e temos que lembrar que o trânsito é a afluência de veículos e pessoas por uma via, e que os pedestres, os usuários dos ônibus, das vans, mototáxis, táxi e bicicletas; é um sistema integrado e que qualquer ocorrência afeta não só os limites geográficos de uma localidade mas toda a sua extensão e raio de influência.




POR RICARDO VIEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário