segunda-feira, 23 de junho de 2014

CORTEJOS CULTURAIS JUNINOS SÃO IDENTITÁRIOS NO SÃO JOÃO DE LAURO DE FREITAS


               Ricardo Vieira do Conselho Municipal de Cultura e Artêmio Luz do Tradição Chapéu & Gravata


Os grupos CULTURAIS JUNINOS DE LAURO DE FREITAS que se apresentarão  amanhã,  dia 24/06 dia do SÃO JOÃO, à partir das 10 horas, com o desfile das agremiações ARRASTA JEGUE, OS CANGACEIROS DE IPITANGA e o TRADIÇÃO CHAPÉU & GRAVATA, que resgata a tradição local dos cortejos populares que percorriam diversos bairros de Lauro de Freitas visitando as casas para beber, comer e dançar. Com certeza este é o produto cultural e identitário dos festejos juninos de Lauro de Freitas que reúne também atrações musicais do gênero forró, ritmo nordestino que embala todos os atos e encontros nesse período de festas. 


Artêmio da Luz, produtor cultural e o idealizador do Tradição Chapéu & Gravata lembra que em Santo Amaro de Ipitanga, nome de Lauro de Freitas, antes da emancipação, por volta da década de 1950, seu Lindão (seu pai) ao lado dos amigos, saía com chapéu, paletó e gravata pelas principais ruas e casas perguntando - São João está ai? Se alguém respondesse, está!, o povo entrava cantando, dançando e saboreando as bebidas e os pratos típicos da culinária junina. Era uma festa popular com a participação das famílias da antiga Santo Amaro de Ipitanga. 


Segundo o Conselheiro de Cultura da cadeira de Manifestações Populares, Rubenval Menezes há registros de cortejos juninos nas comunidades da Itinga, Portão, na antiga região rural da cidade que compreende Areia Branca, Jambeiro e Capelão além do Centro da cidade, onde essas manifestações continuarão a acontecer e se fortalece a cada ano, através da valorização e investimentos pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), administrado pelo pleno do Conselho Municipal de Cultura(CMC), através da SECULT - Secretaria de Cultura e da iniciativa privada. 




POR RICARDO VIEIRA





















Nenhum comentário:

Postar um comentário