quinta-feira, 20 de março de 2014

CEMITÉRIO DE PORTÃO É REABERTO, MAS PROBLEMÁTICA SOBRE OFERTA DE SEPULTURAS NA CIDADE CONTINUA



O Cemitério Caribaldo Prince, mais conhecido como CEMITÉRIO DE PORTÃO, que passou por reformas iniciadas em agosto de 2013 com reparos nas instalações e construção de mais 145 sepulturas, foi reaberto ao público hoje dia 20/03/2014, podendo receber novos enterros. O cemitério ficou interditado como também o outro cemitério municipal localizado no bairro de Areia Branca. Além do aumento do número de carneiras, a estrutura passou por adequação das antigas capelas, incluindo reparos como pintura, colocação de toldos, nova jardinagem e sinalização.

A prefeitura também está realizando intervenções no Cemitério Municipal de Areia Branca, que também está interditado e fechado para sepultamentos, com obras para melhoria do espaço com expectativa de entrega do equipamento reformado até junho de 2014, quando se fala na construção de novos carneiros(sepulturas) para a população de Lauro de Freitas. 

Os munícipes enfrentaram nos últimos meses com o fechamento dos dois equipamentos públicos, tendo que buscar outros cemitérios em Abrantes na cidade vizinha de Camaçarí e em Salvador, o que aponta uma real precisa ser resolvida e implementada a longo prazo, que é a construção de novos espaços para esse ato final de cidadania, inclusive com a revisão desse modal, o que é apontado por organismos internacionais de saúde pública e ambiental, como um modelo que representa uma ameaça ao meio ambiente e saúde da população, sugerindo e estimulando pelo uso de crematórios, o que enfrenta os costumes e tradições religiosas.


O vereador Anderson Pinheiro fez Indicação de N.º 001/2014, pedindo á gestão municipal pela construção de um novo cemitério na cidade. A vereadora Mirela Macedo lembrou que esteve visitando os dois cemitérios municipais acompanhada por Ricardo Vieira, inclusive apurando dados estáticos para entender o funcionamento desse serviço público, e suas demandas, além de concordar que um estudo sobre a mudança de paradigmas que existem sobre gratuidade , custo dos serviços se fazem mister para evitar novo colapso e constrangimentos ao cidadão. 

Com a entrega dos 145 (cento e quarenta e cinco) carneiros, que somados  aos 1840 (hum mil oitocentos e quarenta), já existentes em Portão, e  em Areia Branca com 260 (duzentos e sessenta), e o projeto da Prefeitura Municipal é construir mais 200(duzentos) nesse local, à partir da  conclusão os serviços em Portão, o número previsto de carneiros, ou seja, vagas de sepultura na cidade vai para 2.245 (dois mil e duzentos e quarenta e cinco), o que ainda será insuficiente para atender a grande demanda de óbitos na cidade, que vive dias de violência.


 Visita ao cemitério de Portão durante obras de reformas e ampliação



Apresentação da Indicação 001/2014 pelo vereador Anderson Pinheiro sobre a construção de um novo cemitério na cidade




POR RICARDO VIEIRA




Nenhum comentário:

Postar um comentário