sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

1ª REUNIÃO DE 2014 DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA




Na manhã de  quarta-feira (22), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Cultura em 2014. Além da apresentação do novo secretário de Cultura Alexandre Marques,  vereador licenciado  do mandato para ocupar a cadeira de secretário, assumindo assim também a vaga o vice-presidente do Conselho.



O calendário das manifestações tradicionais e culturais de Lauro de Freitas para 2014 foram os principais temas tratados. Os 14 membros do conselho - representantes de diversos segmentos culturais do município e do Poder Público,  falaram do planejamento para o 2º Edital de Cultura 2014, e foi informado que a liberação dos valores dos prêmios para os projetos contemplados em 2013 serão liberados ainda  esse mês de janeiro. O presidente do CMC, Ricardo Vieira lembrou que os festejos  da Festa de Iemanjá na Praia de Buraquinho  e a 5ª edição da festa da Nossa Senhora das Candeias, celebrada pela comunidade de Cachoeirinha no bairro do Jambeiro, acontecem no próximo dia 02/02, o que exige celeridade na apreciação dos projetos e orçamentos para sua realização,  haja vista que os repasses do Fundo Municipal de Cultura - FMC, são deliberados pelo C.M.C,  o que foi acertado por uma próxima reunião extraordinária para segunda-feira, dia 27/01 para discussão dos temas. Além dessa pauta ficou estabelecido que a SECULT - Secretaria apresentará a prestação de contas da festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga 2014, realizada no início do ano.

Outros temas tratados na reunião foram o Carnaval de 2014, que tem como organizadora a Associação Carnavalesca do Centro de Lauro de Freitas, que se fez representada na mesa, sendo proposto pelo conselheiro Rubenval Lopes a criação de um espaço dentro da festa momesca para referendar que se trata de uma manifestação popular, sendo aberto a discussão para construção de um projeto que contemple blocos carnavalescos, incluindo um possível baile de carnaval, uma exposição com fotos e figurinos de carnavais passados e bailes com marchinhas e fantasias. Estiveram também representantes da ONG MAC, para apresentar argumentações e pleito para revisão de seu escore no processo para o edital de 2013, sendo esclarecido para os presentes que a entidade apresentou fora do prazo legal o ofício para reconsideração de parecer, ocorrendo nos primeiros dias desse mês de janeiro/2014, findado a última etapa prevista no Edital Cuidando da Cultura.  

Os  conselheiros decidiram ainda por disciplinar o recebimento de pedidos de apoio financeiro do FMC das demandas do calendário de manifestações tradicionais e espontâneas,  orientando para que ocorra a protocolização de documentos próprios com 30 (trinta) dias de antecedência do evento, haja vista que o  CMC se reúne ordinariamente uma vez por mês, o que pode trazer problemas de cumprimento de prazos pela não apreciação das demandas, que obedecem a processos burocráticos desde o recebimento, análise e encaminhamento para pagamento e realização.

POR RICARDO VIEIRA















Nenhum comentário:

Postar um comentário