sábado, 7 de setembro de 2013

ALDEIAS S.O.S DE LAURO DE FREITAS BUSCA APOIO DA PREFEITURA PARA MANTER TRABALHO NA CIDADE


O projeto Aldeias SOS em Lauro de Freitas atravessa dificuldades financeiras e de estrutura como todas as outras existentes no Brasil, das 13 Casas Lares, apenas quatro estão funcionando, atendendo 27 crianças e jovens. A organização é mantida por uma rede internacional sem fins lucrativos, que por conta da crise mundial reduziram drasticamente os repasses e doações. 


Como se trata de uma ONG que mantém convênios e parcerias com organismos internacionais e instituições públicas, mas mantém seu caráter autônomo de gestão, os problemas no repasse de ajudas do exterior revelou a fragilidade em manter uma instituição tão importante no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco sem o estreitamento na relação da entidade com o poder público, o que poderá ser resolvido com uma mudança no modus operandi das Aldeias SOS no Brasil e em especial em Lauro de Freitas. 


Foi realizada uma reunião nesta quinta -feira (05), foi para encontrar alternativas de manter a Casa Lar de Lauro de Freitas funcionando, haja vista sua importância para a cidade que mantém números assustadores de vitimas da violência infanto juvenil e da falência da instituição familiar, resultando nesse quadro triste de nossa realidade.. Juçara Silva, representante da instituição local, explicou a finalidade da instituição e dos problemas enfrentados pela mesma, falou sobre o papel das Aldeias Infantis. “Além dos direitos básicos como alimentação, educação e saúde, a organização promove a oportunidade de uma convivência familiar e comunitária para crianças, adolescentes e jovens que sofreram alguma violação de seus direitos, oferecendo a eles a oportunidade de viverem em um lar, convivendo com outras crianças e uma mãe social”, explicou Jussara.

Da reunião saiu o indicativo e compromisso em estudar possibilidades de manter a organização funcionando em Lauro de Freitas. Juçara Silva  me informou logo após a reunião, com muita satisfação sobre, os encaminhamentos e da renovação da parceria entre as Aldeias SOS e o PROJETO RENASCER, que mantinham nas comunidades da Lagoa dos Patos, Chafariz que existia até o ano passado e foi interrompido em 2013.

Foi marcada nova reunião para o dia 13 de setembro, às 9h, na Aldeias SOS do Brasil – Lauro de Feitas, com vereadores, secretários, primeira-dama, prefeito Márcio Paiva e demais autoridades, além do Sub-Gestor Nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil e membros do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
POR RICARDO VIEIRA

FONTE CONSULTADA: MW Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário